terça-feira, 29 de junho de 2010

Trocando experiências...compartilhando VIDA!


"Esta é a vocação do ser humano: ser liturgo(=servo de todos).E só assim é que o homem será feliz,porque só assim o homem se fará "homem de Deus." (cf.Jr 7,23)


Sabemos que todo segundo domingo do mês, temos formação.Neste dia 13 de Junho não foi diferente.Nos reunimos para, juntos, participarmos de um riquíssimo momento de crescimento pessoal,mas acima de tudo, ESPIRITUAL.
Frei Alexandre Verardi,OFM, conduziu nosso encontro o qual teve como tema: "Vocação e os vários ministérios."O mesmo,através de suas experiências e estudos a respeito de tal temática promoveu uma explicação sobre os reais significados dos termos e nomenclaturas,já mencionadas, no tema do encontro,como a respeito das suas demais características.
Entendemos o que é VOCAÇÃO e a sua importância diante de nossa vida.Aprendemos informações sobre os tipos de vocação e, percebemos que, todas são importantes e apresentam sua relevância em nossa caminhada de fé.
Fomos,através deste encontro, convidados a vivermos,de maneira real e verdadeira, a liturgia diária, assim como Cristo foi um liturgo por excelência.Ele fez.em tudo, a vontade do Pai,serviu até o fim o ser humano e, no máximo de seu serviço(liturgia) ao Pai e ao homem se deu na Cruz.
Através desta reflexão,desmitificamos o conceito de liturgia dado apenas aos ritos das celebrações e cerimônias religiosas.Aprendemos o sentido etimológico do termo e, percebemos que,este significa "ação,serviço que se presta ao povo, à coletividade,à comunidade."
Sendo assim, nossa prática jovem evangelizadora,ganha novo sentido e motivação.Através da discussão em grupo, a respeito da reflexão sobre o texto "Liturgia e vocação",escrito pelo Frei José Ariovaldo da Silva, OFM,resgatamos o real significado de nossa vocação, a qual se encontra com o chamado salvífico de Deus proclamando ao mundo que,a morte foi vencida pela vida e que, durante nossa trajetória , à serviço da comunidade, precisamos e podemos trazer a vida a cada irmão e irmã os quais convivem conosco.
Foi,realmente,um domingo de muito aprendizado. Algumas de nossas dúvidas foram respondidas,ouvimos muitos ensinamentos, opininamos a respeito do assunto e de nossa vivência. Reunimos, num lugar, toda a nossa energia jovem, em busca de nosso crescimento espiritual.
OBRIGADA(O) Frei Alexandre por proporcionar ao João este momento de formação,reflexão, troca de experiências e, como o senhor mesmo disse, um compartilhar de VIDA!
E, a cada um de nós, jovens do João, fica missão de respondermos a nossa vocação com total entrega e vivenciando a real liturgia. Não tenhamos medo de, à nossa maneira alegre e jovem, respondermos e realizarmos nossa caminhada de fé.Sigamos sempre,na certeza que, podemos e devemos anunciar Jesus Cristo e todas as maravilhas de seu Reino.

VAMOS JOÃO!! NOSSA MISSÃO NOS ESPERA!!!!

PAZ E BEM!


" Tenho que gritar,tenho que arriscar, ai de mim se não o faço
Como escapar de ti? Como calar? Se tua voz arde em meu peito!"
(Música Antes que Te formasses -Vitamina C)



OBS:Vamos comentar! Vamos opinar a respeito da nossa formação!
O que você achou?? Tem alguma dúvida? Fique à vontade!!!Este espaço é SEU!!

Nenhum comentário: