quarta-feira, 24 de agosto de 2011

10 Anos de JOÃO

Bom galera, o blog estava parado há tempos mas agora pretendo retomar as postagens e estou aceitando ajudantes, mas isso é pra uma próxima postagem.

Mas vamos falar de algo importantíssimo:


10 ANOS DO GRUPO JOÃO


Domingo passado houve uma reunião sobre o rumo do grupo a partir desse semestre, eu queria mostrar um Slide para vocês mas não consegui, e aí está ele:




O grupo foi fundado em 2001 por alguns jovens amigos que freqüentavam  a paróquia assistindo as missas e resolveram se e assim começar uma caminhada de evangelização e amizade. Nesse grupo  haviam: Paolo, Diego, César, Adriano, Silvana,  entre outros que ajudaram nessa missão formando o JOÃO – Jovens em Ação e Oração. Quando uma turma da catequese foi incumbida de organizar uma pequena encenação da paixão de cristo, foi pedida a ajuda do grupo de jovens da paróquia. Isso por volta de 2003, 2004. Com o passar dos anos outros jovens foram entrando no grupo, e outras saindo. O grupo JOÃO já passou por várias encenações, várias comemorações, palestras, encontros familiares,já visitou casas, e esteve à serviço da Igreja tantas e tantas vezes. A missão do grupo sempre foi reunir jovens para juntos com o Cristo vivo se transformar a cada dia em pessoas fortes e conscientes das suas responsabilidades de cristãos. Tivemos muitos colaboradores que não podemos esquecer do valor de todos eles. Os mais recentes que agora se afastaram foram Tia Nerly e Tio Paulinho, por vários motivos de crescimento de suas vidas.  E agora o grupo está recomeçando essa jornada sem essas pessoas que foram muito importantes e deixaram muitos ensinamentos. A proposta do João hoje com essa reunião é colher propostas para nossa nova jornada.  E para nova formatação do perfil do grupo. Estamos recomeçando ...Para que não foi à reunião é bom que esteja ciente do que aconteceu:


  •         Dinâmica do papel amassado


       A fofoca é devastadora. Antes de proferir uma palavra, nós somos os seus senhores. Depois que elas saem, somos os seus servos. A Palavra tem o poder de construir, e deve ser usada para construir. A Palavra quando destrói, o faz de forma cruel. Quantos relacionamentos são desfeitos pela palavra mal colocada. Quantas pessoas se esforçam para destruir, não para construir. Falando de crucificação, por que Jesus foi condenado? Não me refiro aqui ao plano de salvação, mas à mudança de opinião daqueles que,  na mesma semana, o aclamaram dando vivas em sua entrada trinfal na cidade de Jerusalém. Por que ,repito, essas pessoas mudaram de opinião? Será que somos tão influenciáveis? Gostamos de alguém, admiramos alguém, e um boato qualquer faz com que essa imagem seja destruída. Como a inveja faz mal! Como a língua tem um poder de destruição! Talvez a maior parte de nós tenha sido vítima de boatos e, com certeza, sofre com isso. Então, se experimentamos na pele essa dor, por que fazemos isso com os outros? Jesus morreu para nos religar com o Amor. A morte é como uma ponte que nos conduz para a vida nova. É preciso apenas caminhar. O esforço maior já foi feito. A cruz mais pesada já foi carregada. A Promessa do Pai já foi cumprida. Cabe a nós apenas assumirmos essa salvação vivendo em nosso dia a dia o AMOR! (ÁGAPE - Pe Marcelo Rossi)
  • Discutindo os prós e contras do grupo e idéias
 - Prós
  1. Amizade
  1. Alegria
  1. Força de vontade
  1. Perseverança
  1. Musicalidade
- Contra
  1. Falta de organização
  1. Fofoca
  1. Intrigas
  1. Falta de Atividades
  1. Falta de Ação e Oração
  1. Desunião
  1. Presença de subgrupos 
  1. Comodismo
  1. Competitividade
  1. Brincadeiras fora da hora
-Idéias
  1. Ministérios
  1. Assiduidade nas missas e reuniões
  1. Evangelizar dentro e fora
  1. Mais encontros de oração
  1. Menos fofoca, intriga, falsidade, egoísmo e orgulho
  1. Mais amor ao próximo
  1. E o principal: Transformar os contras em prós
Quando a gente discute os Prós e os contras do relacionamento grupal, a gente percebe que tem que haver uma organização nesse grupo. É impossível um grupo caminhar acéfalo (sem cérebro) ou com muitas pessoas cada um puxando para um lado. Todos nós somos capazes e todos devemos assumir o papel do grupo cada um com seu talento.  Antes de mostrar alguns tipos de organização, vamos definir organização:
    - É Representada por um grupo de pessoas, suas relações de interdependências e a via de liderança (pessoa que tem autoridade e carisma para orientar outras pessoas) assim como as vinculações que devem ser configuradas pelo organograma.
Foram então mostradas algumas formas de organograma:
Hierárquico
      Há um nível hierárquico, um chefe e subchefes.


Piramidal
 Há um nível hierárquico, um chefe e subchefes.ex:

Radial
Aqui não há divisão hierárquica, na verdade não há hierarquia, só um grupo ou uma pessoa fazendo a ligação entre esses outros grupos formando um só.
Ex:
CíclicoMesmo esquema anterior sem a pessoa central.Ex:

Foi discutido entre os presentes no grupo, foi dada a ideia desse cíclico porém chegamos a conclusão de que o grupo não está maduro suficiente para entrar nele e que começar com o Radial será mais racional no momento e que com o amadurecimento naturalmente passaremos para o cíclico.
Foi decidido o dia da Festa de comemoração aos 10 anos:
18 de setembro de 2011
A Todos Paz e Bem!

2 comentários:

Beto Oliveira disse...

É isso Ae Galera , Luiz Gostei Velho , Ta na hora de levantarmos o joão ! Sei que podemos Deus está com agente . Estou nessa Tambem !

Renato Andrade disse...

Muito legal mesmo esse vídeo. Nem parece que eu conheci vocês seis meses atrás.

Ocorreu um erro neste gadget