segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ORAÇÃO DO AMIGO...



Há muito se diz que, quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro precioso. Há muito se diz que amizade verdadeira dura pra sempre. Não tem aquelas tempestades da paixão e nem a calmaria exagerada do descompromisso. É o meio termo. É a bonita sensação do estar perto e, de repente, deixar o silêncio chegar. Não exige tanto. Exige tudo.

As amizades nascem do acaso. Ou de alguma força que faz com que uma simples brincadeira, uma informação, um caderno emprestado, uma dor seja capaz de unir duas pessoas. E a cumplicidade vai ganhando corpo, e o desejo de estar junto vai aumentando, e, com ele, a sensação sempre boa do poder partilhar, de se doar.

Há muito se diz que os amigos verdadeiros são aqueles que se fazem presentes nos momentos mais difíceis da vida, naqueles momentos em que a dor parece querer superar o desejo de viver.

De fato, os amigos são necessários nesses momentos. Mas, talvez, a amizade maior seja aquela em que o amigo seja capaz de estar ao lado do outro nos momentos de glória, e vibrar com essa glória. Não ter inveja. Não querer destruir o troféu conquistado. Aplaudir e se fazer presente. Ser presente.

A amizade não obedece à ordem da proporcionalidade do merecimento. Não há sentido em querer de volta tudo o que com generosidade se distribuiu. A cobrança esmaga o espontâneo da amizade. E a surpresa alimenta o desejo de estar junto.

O amigo gosta de surpreender o outro com pequenos gestos. Coisas aqui e ali que roubam um sorriso, um abraço, um suspiro. E tudo puro, e tudo lindo. Há muito se diz que não é possível viver sozinho. A jornada é penosa e, sem amparo, é difícil caminhar.

Juntos, os pássaros voam com mais tranquilidade. Juntas, as gaivotas revezam a liderança para que nem uma delas se canse demais.

Juntos, é possível aos golfinhos comentarem a beleza de um oceano infinito. Juntos, mulheres e homens partilham momentos inesquecíveis de uma natureza que não se cansa de surpreender.

Eu te peço, Senhor, nessa singela oração, que me dês a graça de ser fiel aos meus amigos. São poucos. E impossível seria que fossem muitos. São poucos, mas são preciosos. Eu te peço, Senhor, que me afastes do mal da inveja que traz consigo outros desvios. A fofoca. A terrível fofoca que humilha, que maltrata, que faz sofrer.

Eu te peço, Senhor, que o sucesso do outro me impulsione a construir o meu caminho, e que jamais eu tenha ânsia de querer atrapalhar a subida de meu amigo. Eu te peço, Senhor, a graça de ser leal. Que eu saiba ouvir sempre e saiba quando é necessário falar.

Senhor, sei que a regra de ouro da amizade consiste em não fazer ao amigo aquilo que eu não gostaria que ele me fizesse. E te peço que eu seja fiel a essa intenção. E sei que essa regra fará com que o que se diz há tanto tempo se realize na minha vida. Que eu tenha poucos amigos, mas amigos que permaneçam para sempre.

Não poderia ter muitos. Não teria tempo para cuidar de todos. E de amigo agente cuida. Amigo a gente acolhe, a gente ama.

Senhor, protege os meus amigos. Que, nessa linda jornada, consigamos conviver em harmonia. Que, nesse lindo espetáculo, possamos subir juntos ao palco. Sem protagonista.

Ou melhor, que todos sejam protagonistas, e que todos percebam a importância de estar ali. No palco. Na vida.

Obrigado, Senhor, pelo dom de viver e de conviver. Obrigado, Senhor, pelo dom de sentir e de manifestar o meu sentimento. Obrigado, Senhor, pela capacidade de amar, que é abundante e é sem-fim.
Gabriel Chalita

Que o JOÃO possa ser um espaço pra grandes amizades como SEMPRE foi, e que todos os problemas possam ser resolvidos com amor, união e respeito.
E que possa continuar sendo do jeito que tentei descrever após a emocionante celebração do 7o. aniversário, no ano passado:

QUEM SOMOS NÓS???

Grupo JOÃO?

Eu diria FAMÍLIA JOÂO!!!

Um grupo de amigos unidos por uma imensa amizade!
E animados por um Deus de muito amor!

Amigos muito diferentes do comum, muito especiais!
7, ou 6, ou 5, ou 4, ou 3 ou 2, ou 1 ano de amizade.
Ou simplesmente meses para os mais novos...

Mas tenho certeza q essa amizade eh eterna!!!
Não consigo me imaginar sem essa família!!

Eternamente JOÃO!

T.J.

9 comentários:

T.J. disse...

"De mãos dadas a caminho, porque JUNTOS somos mais!!" (CF-2005)

caroline disse...

É legaal ver o amadurecimento das pessoas, de ver seus sentimentos crescereem e amizade é um sentimento mt importante, quee Deuus nos abençoee..


Sempre seremos o JOÃO ! ♥

T.J. disse...

Uma historinha...
“PERDÃO sem limites...”

Pedro se aproximou de Jesus e disse: “Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? __Até sete vezes?__”

Respondeu Jesus: “Não te digo até sete vezes, mas __até setenta vezes sete__”.

T.J. disse...

Por isso, o Reino dos céus é comparado a um rei que resolveu ajustar contas com seus empregados. Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Como ele não tinha com o que pagar, seu senhor ordenou que fosse vendido como escravo, ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens para pagar a dívida.

Este empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, ajoelhado, suplicava: “Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo!”
Cheio de compaixão, o patrão o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida. Ao sair dali, o empregado encontrou um de seus companheiros de serviço que lhe devia cem moedas de prata.

Agarrou-o na garganta e quase o estrangulou, dizendo: “Paga o que me deves!”

O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: “Dá-me um prazo e eu te pagarei!”

T.J. disse...

Mas, sem nada querer ouvir, este o empregado o lançou na prisão, até que tivesse pago sua dívida. Vendo isto, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu patrão o que se tinha acontecido. Então o senhor o chamou e lhe disse:

“Empregado mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste.”

“E você, não devia também ter compaixão de seu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti?”

E o senhor indignado, entregou o empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida.
Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração.

(Mt 18, 22-35)

Talita disse...

Muito boa a historinha! =)

TJ, poderia me dizer se o encontro com o pessoal da crisma será nesse domingo agora.

Beijos,

Fiquem com Deus!

T.J. disse...

oi talita!!

tem sim!!

pra talita e pra todos os nossos jovens que estão fazendo a formação de crisma aos domingos:
os encontros de crisma são no 1º e 3º domingos do mÊs às 8:00 hs da manhã.

Abraaaço!!!

Vαηder disse...

FAMILY JOÃO.! ")

Jeniffer disse...

SEEMPREE FAMIILIA JOÃAO ♥

Ocorreu um erro neste gadget